Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

margarida17

Ter | 14.01.20

15 Coisas que gostava que me tivessem dito antes de ter colocado aparelho.

Inês Brito

Colocar aparelho com 25 anos não é fácil. Temos mais dores e o tempo de utilização é aumentado  devido à completa formação dos ossos. Por isso, resolvi escrever algumas situações que têm acontecido comigo ainda em início do tratamento e que gostaria que me tivessem dito. (A maioria das situações aplica-se a qualquer idade.)

1. Antes ou durante o tratamento vai ser preciso remover dentes. No caso de apinhamento, os sisos vão ser retirados e possivelmente os pré-molares também, porque é necessário criar espaço para os dentes caberem. 

2. Vai demorar algumas semanas até nos habituarmos ao aparelho. Vai parecer-nos muito grande, mas com o tempo vamo-nos habituando.

3. Tens de estar preparado para ficares sempre com a comida presa no aparelho. É quase inevitável, tudo o que comeres vai lá ficar.

4. Aprendes a comer de maneira diferente, para tentar ao máximo não ficar com a comida presa no aparelho. Um truque que tenho aprendido é comer com os dentes de trás e mastigar devagar.. ainda assim não escapa há sempre qualquer coisa que fica presa.

5. Comer devagar e em pequenas dentadas. Esta vem um pouco de cima. Vamos reaprendendo a comer de forma a não ser desconfortável principalmente no início quando ainda temos algumas dores e os dentes estão a mexer.

6.  Sim os dentes mexem! Eu ainda estou neste processo, e de vez em quando ainda me assusto porque parece que os meus dentes vão cair, mas na realidade não vão. Eles abanam porque estão a mexer, por isso é tudo normal.

7. As dores. Este provavelmente não se aplica a toda a gente. Mas eu ouvia dizer que só iria ter dores nas primeiras semanas. Well, eu já vou com quase 2 meses e continuo com algumas dores nos dentes incisivos e caninos.

8. A cera ajuda muito na cicatrização dos cortes produzidos pelo aparelho. Eu felizmente ainda não sofri muito de cortes. Custou um pouco nas primeiras semanas, mas nada de especial.

9. Umas das razões pelo qual não coloquei o aparelho mais cedo era por sentir que de alguma forma poderia ser gozada. A vantagem de colocar o aparelho com esta idade é que não queres saber o que os outros pensam ou dizem. Tu sabes que é para o teu bem- estar, saúde e confiança, para além disso já tanta gente o utiliza que ninguém quer saber. És só mais um(a) a ter esta experiência.

10.  A vaselina ou outro hidratante labial vai ser o vosso melhor amigo. Os meus lábios já costumavam ficar muito secos, mas agora é constantemente.

11. Não criar grandes expectativas em relação ao tempo que vão estar com o aparelho. A mim deram dois anos, mas já  estou a começar a mentalizar-me que nem todos somos iguais e que cada um tem o seu tempo. 

12. Seguir todas as orientações do dentista e cuidar bem dos dentes SEMPRE. Não só para não acrescentarem mais problemas aos que já têm, mas também para poderem até remover o aparelho mais cedo.

13. Se costumam usar maquilhagem tentem não a usar se forem a uma consulta, pois tudo o que está á volta da boca vai desaparecer ou borrar.

14. Os teus dentes não vão estar completamente brancos. Eu vi e ainda vejo fotografias de pessoas com o aparelho e têm dentes super brancos, mas na realidade não é bem assim. (A não ser que façam um branqueamento antes de colocarem aparelho, assim talvez seja possível). Vão existir algumas descolorações, mas o importante é que façam uma boa higiene oral e que não faltem às limpezas de 6 em 6 meses!

15. Os aparelhos são bastante caros! Ainda que seja possível fazer créditos eu não tinha a noção do quão caro poderiam ser. Para vos dar uma ideia eu coloquei o aparelho Damon e custa 1000 cada arcada, fora o restante aparelho para correção da língua, consultas, limpezas, extrações e contenções. É realmente um grande investimento, mas uma grande oportunidade para termos o sorriso dos nossos sonhos.

 

Identificaram-se com alguma coisa que escrevi? Acrescentariam algo?

Beijinhos

Inês :)

The Awkward Yeti Comic Strip, February 02, 2016 on GoComics.com

16 comentários

Comentar post